Dúvidas

1) Já foi indicado que eu utilizasse o CPAP porém não me adaptei ao aparelho. Também já foi definido pelo médico de que não existe outra opção de tratamento de meu ronco/apnéia do sono, a não ser o CPAP. O que fazer?

 

É possível promover ou melhorar a aceitação do CPAP por meio de algumas providências:

 

a) Identificando e corrigindo (clinica ou cirurgicamente) fatores mecânicos localizados no nariz ou na faringe, como rinites, desvios de septo nasal, hipertrofia de conchas nasais ou adenóides (carne esponjosa), amígdalas hipertrofiadas.

 

b) Evitando o ressecamento das vias aéreas por meio de umidificação do ar inspirado e garantido o fechamento da boca durante o sono;

 

c) Promovendo o tratamento de infecções dos seios da face, como em casos de rinossinusites crônicas;

 

d) Corrigindo falhas de ajuste da máscara ao rosto de modo a evitar vazamentos de ar nos olhos, reação cutânea traumática ou alérgica e deslocamento da máscara com os movimentos corporais durante o sono;

 

e) Reavaliando a pressão nos casos de dificuldade de expiração em uso do aparelho;

 

f) Disponibilizando acesso a consultas especializadas durante as primeiras semanas de tratamento, para identificar e corrigir dificuldades de adesão junto a um Médico do Sono.

 

2) O que posso esperar de um tratamento com CPAP? O que ele pode mudar na minha saúde e na minha vida?

 

Levando-se em conta que o papel do CPAP é reverter a oclusão e manter a permeabilidade das vias aéreas durante o sono, fica fácil perceber a extensão do benefício proporcionado à saúde dos usuários dessa forma de tratamento. O benefício mais imediato ocorre sobre o estado de sonolência diurna. Este é um sintoma comum e debilitante que está presente na maioriados casos triados para investigação de distúrbio respiratório do sono.

Mas o benefício decorrente da supressão das apnéias do sono que se obtém com o CPAP vai além da restauração da continuidade, da quantidade e da distribuição dos estágios do sono. Ele controla, retarda ou evita o aparecimento ou progressão de diversas doenças, muitas vezes graves, como hipertensão arterial sistêmica, infartos, derrames, distúrbios de memória, raciocínio e atenção, perda da libido (e até impotência sexual), alguns tipos de cânceres e sonolência excessiva que pode acarretar acidentes de trabalho e/ou  de trânsito.

 

3) Eu suspeito ser portador de Apnéia do Sono. Qual o primeiro passo para iniciar o uso de CPAP?

 

O primeiro passo é ser avaliado por um médico especialista em distúrbios do sono, o qual é capacitado para a correta indicação e interpretação dos exames necessários ao seu correto diagnóstico e tratamento.

O ajuste de pressão e acompanhamento durante o uso do CPAP deve obrigatoriamente ser feito por especialistas na área, para evitar efeitos colaterais ou sub-tratamento.

 

Lembre-se, a utilização correta do aparelho e da máscara influencia quase que totalmente na adaptação do paciente, por isso procure ajuda especializada na hora de comprar seu CPAP.

Dúvidas entre em contato:

contato@cpapfit.com.br

(48) 3065-0111

(48) 99135-1111

Sobre a loja

A OXI Saúde é uma empresa especializada no tratamento de Apneia do Sono e Doenças Respiratórias. No mercado desde 2012, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, nosso principal foco é a adesão e adaptação ao tratamento, identificando e respeitando de forma individual e humanizada cada paciente.
Contamos com uma linha completa de produtos para apeneia do sono e home care.

Social
Selos
  • Site Seguro

OXI Equipamentos Ltda - CNPJ: 22.451.933/0001-38 © Todos os direitos reservados. 2021